domingo, 8 de julho de 2012

Imigrantes da familia Ambrosini em Santa Catarina


                                      Antonio Girolamo Ambrosini


Batizado com o nome de Antonio Girolamo Ambrosini, nasceu no dia 04/05/1847 na província de Bergamo ou seja declarando ser natural da Provincia de Bergamo/Italia. Filho legitimo de Girolamo Ambrosini e Margherita Lucia Ambrosini.
Antonio Ambrosini casou com Lucrezia Milesi na provincia de Bergamo/Italia, chegaram ao Brasil em 28/10/1891, ele com 40 anos e ela com 26 anos, vieram com seus dois filhos nascidos na Italia: Natale Ambrosini com 7 anos e Margherita Ambrosini com 4 meses, porém, tiveram mais 8 filhos aqui no Brasil, sendo que ao todo tiveram 10 filhos.

                                                Lucrezia Milesi


Batizada com o nome de Lucrezia Milesi, nasceu no dia 09/02/1867 na provincia de Bergamo/Italia, filha legitima de Raimondo Milesi e Catterina Milesi. Faleceu em 05/04/1950 em Laguna/SC com 85 anos.

Com referência ao livro "História de Nova Veneza" do autor Zulmar H. Bortolotto informo que há registros da família Ambrosini e que detalho abaixo:

Na gágina nº 167: 
Antonio Ambrosini - comprou da Companhia Metropolitana o lote 67 com 25,0 hectares na Seção Rio Pio (hoje, no município de Treviso - SC).


Na página nº 288: 
Chegaram em 28/10/1891: 
Antonio fu Gerolamo Ambrosini - com 40 anos - Masculino - Casado - Italiano - Agricultor , casado com Lucrezia Milesi - com 26 anos.
Natale Ambrosini- com 7 anos - Masculino
Margherita Ambrosini- 4 meses - Feminino


                  Antonio Ambrosini e Lucrezia Milesi tiveram os seguintes filhos:


1- Natale Ambrosini ( 1884) Italia 2- Margherita Ambrosini (06/1891) Italia
3- Catterina/CatarinaAmbrosini (18/08/1892) Pedras Grandes SC/ Brasil
4- Margarita/Margarida Ambrosini (10/01/1896) Urussanga SC/Brasil
5- Pietra/Pedra Antonio Ambrosini (02/05/1898) Urussanga SC/Brasil(Gêmeas)
6- Luigia/Luiza Ambrosini (02/05/1898) Urussanga SC/Brasil (Gêmeas)
7- Luigi/Luiz Ambrosini (1890) Urussanga SC/Brasil
8- Pietro/Pedro Ambrosini (28/02/1902) Urussanga SC/Brasil
9- Giovanni/João Ambrosini (09/12/1904) Pedras Grandes SC/Brasil
10- Giuseppe/José Antonio Ambrosini (18/03/1905) Pedras Grandes SC/Brasil.

Há na cidade de Criciúma família Ambrosini que viveram muito tempo em Siderópolis.

Nilso Dassi

Não
encontrarás nada além do que te informei no e-mail anterior. Não existe mais o livro História de Nova Veneza para comercialização. A Companhia Metropolitana possui um Diário da Colônia de Nova Veneza com anotações iniciado no dia 04/1/1891 e as mesmas informações deste diário estão dispostas no livro do Bortolotto. Tens que dialogar com teus parentes em Criciúma e verificar qual a cidade de origem dos Ambrosini na Itália e dai prá frente somente na cidade de origem para mais informações. OK


Caso queiras o livro emprestado mande teu endereço residencial, com a promessa de devolvê-lo após leitura. 
Nilso Dassi

 ANTONIO AMBROSINI, foi um dos adquirintes de gleba de terras na Seção Rio Fiorita. Ele chegou em terras que seriam hoje da localidade Volta Redonda, a 4 quilômetros de Rio Fiorita e da sede do Núcleo, no dia 18 de setembro de 1891, aos 40 anos da idade, com a
esposa LUCREZIA MILESI, então com 26 anos de idade, e os filhos NATALE, com 3 anos, e MARGHERITA, com apenas 4 meses de nascimento. Interessante é que seu Lote 90, de 45 hectares, foi o maior de toda a Seção Rio
Fiorita. Ele pode ter adquirido depois terras em Rio Pio, mas somente se for após 1905, pois 
antes não há referência. Natale, aos 20 anos, por volta de 1908, está nas terras do pai em Volta Redonda.
Outr
o dado é que na ordem de chegada dos imigrantes à Companhia Metropolitana da Colônia NOVA VENEZA, a partir de 15 de junho de 1891, eles são os imigrantes constantes nas inscrições de números 849 a 852.

Ajudou em alguma coisa? 
Estes são dados constantes no meu livro "RIO FIORITA: ESTADO DE ESPÍRITO I", lançado o mês passado.
No Livro II, a ser lançado em novembro, falta-me foto da família. Tenho da maioria mas não tenho dos AMBROSINI
Outro dado interessante, que havia esquecido, é que o pai de ANTONIO AMBROSINI, que ficou na Itália, era GIROLAMO AMBROSINI.
Entre os meus amigos de infância, constam Cleusa, Paulo Roberto, José Natal e Varilgo, filhos do seu Pedro Ambrosini, motorista da CSN, e filho de NATALE AMBROSINI.




Os nomes de Antonio Ambrosini sofreu alteração nos documentos principalmente aqui no Brasil, ao invés de Antonio Gerolamo Ambrosini ficou somente como Antônio Ambrosini ou Antônio Ambrozini aqui no Brasil, isso foi aportuguesado tanto o nome quanto o sobrenome. A mesma coisa aconteceu com Lucrezia, o nome dela sofreu várias modificações como Lucrécia, Luclecia, Lucretia, Lucresia, e o sobrenome também como, Milese, Melese, Mileze e Mileza. Na certidão de óbito e nos documentos de seus filhos seu nome foram totalmente aportuguesados, como Lucrécia Mileza, e de seus pais tbem nascido na Italia foram aportuguesado ao invés de Raimondo Milesi ficou como Raimundo Mileza, Catterina Milesi/ Catarina Mileza, ocorreu também os pais de Antonio, Gerolamo/ Jeronimo e Margherita/ Margarida ou Margarita

O sobrenome Ambrosini também sofreu alteração para Ambrozini, e o sobrenome Milesi para Milese, Melese ou Mileza. Todos esses erros ocorreu aqui no Brasil.


                                                      

13 comentários:

  1. Os comentários acima, sobre o livro RIO FIORITA: ESTADO DE ESPÍRITO I, são meus e não do companheiro NILSO DASSI.

    Ronaldo David

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se você possui outras informações de Natale Ambrosine. Grata

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo Ambrosini e em qual navio vieram

    ResponderExcluir
  5. Você tem informação do navio que a família Ambrosini veio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bisavô veio nesse navio, ele era irmão desse Antônio...

      Excluir
  6. Marizete Quadros, ainda estamos pesquisando sobre qual navio veio a família de Antonio Ambrosini e Lucrezia Milesi para Nova Veneza-SC, existe uma hipótese que seja o Navio Bretagne ou Andrea Doria, a família chegou em 10-1891 na colonia de Nova Veneza-SC

    ResponderExcluir
  7. Está faltando na lista dos filhos do Antonio Ambrosini e Lucresia Milesi, a minha bisavó, Jeronyma Ambrosini, nascida em 03/11/1897, Rio Fiorita, Urussanga. Entao foram 11 filhos que o Antonio teve, e não 10.

    ResponderExcluir
  8. Sou Francisco de Assis Ambrosini é bom saber de nossa história. Tio Pedro partiu recentemente, tem quatro irmãos vivos ainda: Antônio, Ibrantina,Maria e Margarida.

    ResponderExcluir
  9. Sou Celso Ambrosini moro em Laguna,minha avó materna era Margarida Ambrosini Guiraldelli,e meu avô paternidade era Antônio José Ambrosini. É bom saber um pouco da nossa família

    ResponderExcluir
  10. Sou neta do Luiz Carlos Ambrozini que é de Laguna- SC. Sua mãe e pai , minha bisavó Lucíria e meu bisavô Pedro.
    A origem de Ambrosini/Ambrozini entao é PRIVINCIA DE BERGAMO (Itália) , isso?????

    ResponderExcluir